Abertura do Ano Letivo 2020

Sob a presidência do Sr. Bispo, Dom José Valmor Cesar Teixeira, Chanceler da Faculdade Católica de São José dos Campos, foi celebrada a missa de Abertura do Ano Letivo de 2020 com a presença de professores, estudantes, colaboradores, leigos e leigas do Povo de Deus.

O curso de Pós-Graduação em Matrimônio e Família terá seu início dia 14 de março, sábado, às 8h.

Com a palavra, Dom José Valmor César Teixeira, SDB:

Estamos iniciando um novo ano acadêmico na Faculdade Católica São José dos Campos. É o ano da graça de 2020. Nossa Faculdade segue as orientações da Igreja Católica em tudo o que diz respeito às orientações da vida acadêmica. Existe um documento da Congregação da Educação Católica com o Pontifício Conselho dos Leigos e o Pontifício Conselho da Cultura que dá orientações sobre a presença da Igreja Católica no mundo universitário. Vamos ao documento: “entre as diferentes formas institucionais mediante as quais a Igreja está presente no mundo universitário, é necessário salientar a Universidade (Faculdade) católica, que é uma instituição da Igreja. Indicações importantes para promover o papel específico da Universidade católica foram dadas pela Constituição Apostólica « Ex Corde Ecclesiae ». Para realizar a sua missão em relação à Igreja e à sociedade, a Universidade católica deve estudar os difíceis problemas contemporâneos e elaborar projetos de solução que concretizem os valores religiosos e éticos, próprios duma visão cristã do homem… A Universidade católica não enfrenta desafios substancialmente diferentes dos que devem enfrentar os outros centros acadêmicos. Todavia, convém sublinhar que a pastoral universitária empenha profundamente uma instituição acadêmica, que é «católica » por definição, ao nível da finalidade que se propõe alcançar, isto é, a formação integral das pessoas, dos homens e das mulheres, que, no contexto acadêmico, são chamadas a participar ativamente na vida da sociedade e da Igreja. Um aspecto ulterior da missão da Universidade católica é, enfim, o empenho no diálogo entre fé e cultura e no desenvolvimento duma cultura enraizada na fé. Mesmo em relação a isto, se se deve vigiar em ordem a que, onde os batizados estão comprometidos na vida da Universidade, se desenvolva uma cultura em harmonia com a fé, a urgência é ainda maior no contexto da Universidade católica. Esta é chamada, de maneira privilegiada, a tornar-se um interlocutor significativo do mundo acadêmico, cultural e científico” …

É isso que queremos viver em nossa Faculdade Católica. Saúdo toda a comunidade acadêmica: direção, serviços, professores, alunos, funcionários, colaboradores e adidos ao processo educativo e à comunidade educativa.

 

São José dos Campos, 06 de fevereiro de 2020.

 

José Valmor Cesar Teixeira, SDB

Bispo Diocesano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *