Pós-Graduação 2020 Teologia Bíblica

Justificativa

O Concílio Ecumênico Vaticano II foi o espaço no qual repercutiu o movimento bíblico, iniciado anos antes de sua realização. Afirma esse Concílio, na Constituição Dogmática Dei Verbum: “Que a leitura e estudo dos livros sagrados, a Palavra de Deus, se difunda e resplandeça (2Tess 3,1), e o tesouro da revelação confiado à Igreja encha cada vez mais os corações dos homens” (DV n. 25-26). Com isso, a Bíblia se tornou o instrumento para iluminar a pastoral e avivar a fé dos cristãos, particularmente na Igreja do Brasil, com os grupos de oração (RCC), círculos bíblicos, CEBs e outras iniciativas, sempre com o perigo de fundamentalismos e interpretações equivocadas dos textos sagrados. Por isso, a necessidade de uma formação qualificada na área bíblica, para que se possa haurir toda a riqueza contida nas Sagradas Escrituras.

Objetivo geral

O curso de Pós graduação Lato sensu em Teologia Bíblica pretende introduzir os cursistas nas pesquisas bíblicas atuais, fazendo uma leitura, ao mesmo tempo, exegética, pastoral e orante dos textos bíblicos.

1. Introduzir os cursistas no ambiente histórico-cultural bíblico.
  2. Qualificar pessoas para cursos bíblicos, pregações e palestras.
  3. Fornecer metodologia para interpretação bíblica.
  4. Fomentar o uso da Bíblia na pastoral, na espiritualidade e na crítica social.
  5. Oferecer um espaço de aprimoramento homilético para ministros ordenados e leigos.

Público alvo

1. Pessoas interessadas em se aprofundar no estudo bíblico.
  2. Ministros católicos ordenados e leigos.
  3. Pregadores e palestrantes dos diversos movimentos e espiritualidades.
  4. Ministros de culto e fieis de outras denominações cristãs.

Docentes:

Pe. Antonio Carlos Frizzo – Doutor em Teologia Bíblica pela PUC-Rio.

Pe. Francisco Alexandre Vasconcelos – Doutor em Teologia Bíblica pela PUC-Rio.

Pe. Claudio Roberto Buss – Mestre em Teologia Bíblica pela Universidade Gregoriana/Roma.

Pe. Luiz Gustavo Santos Teixeira – Mestre em Teologia com concentração em Liturgia pela PUC-SP.

Pe. Mariano Weizenmann – Doutor em Teologia Sistemática e Mestre em Teologia Bíblica pela Universidade Gregoriana/Roma.

Profa. Maristela Tezza – Mestra em Ciências da Religião com concentração em área bíblica pela Universidade Católica de Goiás.

Pe. Romeu Leite Izidório – Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino/Roma.

Currículo

Questões introdutórias
Documentos bíblicos eclesiais: A Dei Verbum e a Verbum Domini.
 Hermenêuticas bíblicas.
Questões Especiais Bíblicas
Mitologia e mitos greco-romanos. Encontros e desencontros com as Sagradas Escrituras.
Primeiro e Segundo Testamentos a partir das novas pesquisas.
Exegese dos Livros Sapienciais.
A Trilogia Social: estrangeiro, órfão e viúva no Deuteronômio e Literatura Profética.
Metodologia de Pesquisa em Teologia Bíblica – Projeto de Pesquisa
Estudo das parábolas de Jesus. Por uma Pastoral de atitudes: “Vai e faça tu o mesmo” (Lc 10,37).
As narrativas da infância de Jesus.

Os Milagres de Jesus na Vida Pública.

Temas fundamentais da teologia joanina.
Novas perspectivas do pensamento paulino.
Espiritualidade bíblica
As festas judaicas e a sua ressignificação pelas comunidades cristãs.
A oração na Bíblia: modelos e desafios.
A mística apocalíptica: caminho de esperança e comprometimento.
Conclusão do Curso
Entrega da Monografia/Artigo Científico

Coordenação Pedagógica

Dr. Pe. Antonio Aparecido Alves

12 respostas para “Pós-Graduação 2020 Teologia Bíblica”

1. Carla disse:

BoM dia! Gosta de saber que dia da semana e horario que as aulas serao. Desde ja, muito obrigada.

• Faculdade Católica disse:

Boa tarde! Seja bem-vinda!
      O curso de pós-graduação em Teologia Bíblica terá início dia 31 de janeiro/2020 (sexta-feira), às 19h30 e continua no sábado das 8h às 12h.

2. fabio martins de carvalho disse:

Qual é a carga horária e a duração do curso e qual o investimento?

3. Acho muito legal esse curso, parabéns à instituição .

4. DEBORA Aparecida TAVARES disse:

ESse curso é TODA semana ou é quinzenal?

5. Eu fiz o curso e recomendo para todos!! Não importa de qual área você seja!! Não importa o tanto de conhecimento que você tenha em bíblia ou sobre a igreja católica!! vá em frente!! comece!! foi o que fiz e me apaixonei!! o conhecimento abre nossa visão de mundo!! abre horizontes!! eu me sinto mais segura, mais madura em relação à igreja e em relação a deus. professores maravilhosos!! já sinto muita saudade das aulas.. tenha coragem e corra para fazer a sua inscrição!!

6. Eu fiz o curso e recomendo para todos!! Não importa de qual área você seja!! Não importa o tanto de conhecimento que você tenha em bíblia ou sobre a igreja católica!! Vá em frente!! Comece!! Foi o que fiz e me apaixonei!! O conhecimento abre nossa visão de mundo!! Abre horizontes!! eu me sinto mais segura, mais madura em relação à Igreja e em relação a Deus. Professores Doutores maravilhosos!! Já sinto muita saudade das aulas.. Tenha coragem e corra para fazer a sua inscrição!!

7. Estou interessada no curso de Teologia bíblica 2020. Para o qual desejo saber o início do mesmo e tempo de duração.