AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – 2019

Relatório da Avaliação Institucional realizada em 2019 enviado ao MEC em março de 2020.*

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Considerando todo o processo avaliativo da Instituição, foi possível detectar maior conhecimento sobre a realidade própria desta IES, porque se buscou compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.

Diante desse processo crítico de análise, interpretação e síntese das dimensões que definem a Faculdade Católica-SJC, será possível construir instrumentos e ações de aperfeiçoamento do desempenho acadêmico e sua atuação junto à comunidade e à sociedade, retroalimentando as necessidades do entorno e da região.

Ficou evidenciado que a Instituição consta com um quadro de Docentes e Funcionários comprometidos com a eficiência do ensino oferecido, no entanto urge de um acompanhamento pedagógico producente e efetivo para ampliar os horizontes docentes e, consequentemente, que a melhoria chegue até os alunos. Também se faz necessária uma atenção maior para com os funcionários, que, por vezes, sentem-se desmotivados e desvalorizados para prosseguir em suas respectivas funções.

Ainda que o quadro de alunos seja pequeno, na graduação em Teologia, foi possível perceber um bom nível de envolvimento com a Instituição, apreciam fazer o curso, mas também reconhecem suas fragilidades e se apresentaram preocupados com a continuidade do curso e da Faculdade Católica – SJC. Apontaram várias sugestões. A CPA orienta a Gestão Acadêmica para que ouçam seus apontamentos e procurem, dentro do possível, atendê-los ou, minimamente, dar um retorno a essas ansiedades discentes.

Ficou notório também que há entraves na comunicação interna, que urgem serem sanados para que o ambiente acadêmico tenha produtividade a contento, em especial com a Secretaria, que ela seja informada com antecedência para orientar eficazmente os alunos, professores e público, o que foi pontuado e não tem ocorrido, transparecendo ser um problema de ineficiência do setor. Outra questão destacada também foi a morosidade excessiva na tomada de decisões, o que um planejamento diretivo e cooperativo pode vir a resolver.

Esta Comissão acorda os resultados obtidos e coloca-se à disposição para auxiliar na reconstrução produtiva para o próximo ano letivo. Esclarece-se, ainda, que os resultados deste processo autoavaliativo (2019) serão divulgados para toda comunidade acadêmica em reuniões pedagógicas, por meio de quadro de aviso e do site institucional, abrangendo os espaços internos e externos da Instituição.

Enfim, respeitosamente, a CPA ressalta que na Instituição de Ensino Superior todos os Gestores, Funcionários e Docentes devam exercer suas respectivas funções com sentimento de pertença à Educação Superior. Em especial, um apelo aos Professores, Especialistas, Mestres e Doutores, para abraçar os compromissos acadêmicos e atuar, efetivamente, como sujeitos na construção de uma educação humana-cristã-católica, tendo em vista o exercício da cidadania que possibilite a participação na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária, como consta na Missão desta IES. E, ainda que, orientados por Dom Bosco, São Tomás de Aquino, Santo Agostinho, São Paulo e São José de Anchieta cultuem o grande ideal do amor ao estudo, ao conhecimento, à juventude, também universitária, e de esperança por um mundo e uma sociedade melhores, via educação, em especial a cristã, por muitos outros anos vindouros, na Faculdade Católica de São José dos Campos.

*O Relatório encontra-se à disposição na Biblioteca Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, na Faculdade Católica de São José dos Campos.

 

Comissão Própria de Avaliação – CPA

Em 2014, a FACULDADE CATÓLICA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS instituiu a Comissão Própria de Avaliação (CPA). Esta Comissão tem o objetivo de realizar a avaliação interna da Instituição de Educação Superior seguindo as diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), em conformidade com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861/2004.

 

Conforme o SINAES, “a autoavaliação é um processo contínuo por meio do qual uma instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social”. É, portanto, um importante instrumento para tomada de decisão, pois é “um processo cíclico, criativo e renovador de análise, interpretação e síntese das dimensões que definem a instituição”.

 

A CPA tem por finalidade planejar, coordenar e realizar este processo de autoavaliação institucional com ética e autonomia; para isso, conta com a participação de representantes da comunidade acadêmica (professor, estudante, funcionário), bem como da sociedade civil organizada, nomeados pelo Diretor Geral da CATÓLICA-SJC.

Atualmente a CPA conta com os seguintes representantes:

  • Docente: Profª Drª Silvia Helena Nogueira (Coordenadora)
  • Discente: Kátia Rozane Inocêncio
  • Corpo Técnico-Administrativo: Maria Vitória Teodora Silva Oliveira – Bacharela em Direito
  • Sociedade Civil Organizada: Profa. Mestra Benedita Izabel Rosa

A participação é uma exigência ética; por isso, é importante ressaltar sobre a importância do envolvimento de todos neste processo: atores acadêmicos, clero e sociedade, pois auxiliará no fortalecimento das relações de cooperação, tornando mais efetiva a vinculação da CATÓLICA-SJC com a comunidade, favorecendo a melhoria da qualidade da educação superior, tendo em vista que a mesma é um bem público.

Participem do processo avaliativo, sempre que solicitado, colaborando com sugestões de melhorias, críticas construtivas ou elogios. Entre em contato com a CPA através dos seguintes canais:

  • E-mail: cpa@faculdadecatolicasjc.edu.br
  • Telefone: 4009-8383 (das 14h às 21h – de segunda a sexta-feira)
  • Pessoalmente: agendar na secretaria
  • Caixa de sugestão disponível na sala de leitura da Biblioteca

 

Os critérios da CPA são:

  • a escuta;
  • o respeito;
  • o diálogo;
  • a resposta à demanda.

 

A CPA não atende a solicitações anônimas, garantindo, no entanto, o sigilo sobre o nome e os dados pessoais dos usuários.

 

Profª Drª Silvia Helena Nogueira

Coordenadora da CPA

 

 

Relatório de Avaliação do Curso de Teologia para fins de Reconhecimento. Conceito 4.

Informações gerais da avaliação

Protocolo: 201506981

Código MEC: 1283833

Código da Avaliação: 125240

Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria

Módulo: Curso

Status: Finalizada

Instrumento: 284-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial – Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

Tipo de Avaliação: Avaliação de Regulação

Nome/Sigla da IES: FACULDADE CATÓLICA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – CATÓLICA-SJC

Endereço da IES: 50487 – Campus Principal – Avenida São João, 2650 Jardim das Colinas. São José dos Campos – SP. CEP:12242-000 Curso(s) / Habilitação(ões) sendo avaliado(s): TEOLOGIA

Informações da comissão:

N° de Avaliadores: 2

Data de Formação: 06/02/2017 14:51:52

Período de Visita: 19/03/2017 a 22/03/2017

Situação: Visita Concluída Avaliadores “ad-hoc”: Marconi Oliveira da Silva (04311051468) Gabriele Greggersen (11464566895) -> coordenadora da comissão

 

CONTEXTUALIZAÇÃO

 

Instituição: A mantenedora é a Associação Cultural e Educacional da Diocese de São José dos Campos – ACEDI. É Pessoa Jurídica de Direito Privado e sem fins lucrativos. CNPJ nº 11.345.554/0001- 47. Está situada na Avenida São João, nº 2650, Jardim das Colinas, São José dos Campos / SP – CEP 12242000. Seu Estatuto está registrado no 1º Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de São José dos Campos, sob o nº 17853, em 3 de novembro de 2009. A mantida é a Faculdade Católica de São José dos Campos – CATÓLICA SJC. A IES foi credenciada por meio da Portaria nº 1069, de 01 de novembro de 2013, publicada no DOU de 04/11/2013.

A Católica tem como missão “Favorecer, na perspectiva humana-cristã-católica de educação, o desenvolvimento sócio-psíquico-emocional-transcendental da pessoa por meio da atividade acadêmica, realizada em todas as suas dimensões, que levem ao amadurecimento pessoal e da consciência social, em vista do exercício da cidadania que possibilite a participação na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária”.

O município de São José dos Campos fica no Vale do Paraíba, entre Rio e São Paulo. A industrialização do município teve início com a instalação do Centro Técnico Aeroespacial – CTA, em 1950. E é hoje o mais importante polo de material bélico, metalúrgico, químicas etc. Várias indústrias automobilísticas estão instaladas como General Motors e a EMBRAER. A população atual tem mais de 600 mil habitantes. A IES se originou do Instituto de Teologia e Filosofia Santa Teresinha que funcionou de 1988 a 2004. A Faculdade Católica foi criada em 30 de abril de 2010. Fora o curso de Teologia há os cursos de Gestão de Recursos Humanos e licenciatura de Filosofia. A IES também oferece cursos de extensão e de especialização em várias áreas. Curso: O Curso de Bacharelado em Teologia é mantido pela Faculdade Católica de São José dos Campos – CATÓLICA – SJC. Seu endereço fica na Avenida São João, nº 2650, de 2001 / 2002 até ao fim, Jardim das Colinas, São José dos Campos / SP – CEP 12242000. O curso de Teologia, bacharelado, com vistas ao reconhecimento, teve o ato autorizativo anterior aprovado por meio da Portaria nº 567, de 07 de novembro de 2013, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 08/11/2013. O Número de vagas autorizadas é de 50 vagas anuais. O curso ainda não possui o Conceito Preliminar de Curso – CPC. O Conceito de Curso – CC é 3. O curso funciona no turno noturno. A carga horária total é de 2.820 horas de 50 minutos. Ou 2.417 horas/relógio. O tempo mínimo de integralização é de 08 semestres e o máximo para integralização é de 12 semestres. O coordenador do curso é o Prof. Antônio Aparecido Alves. Doutor em Teologia pela Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Gregoriana de Roma e bacharel em Teologia e em Filosofia. É professor em várias instituições de ensino superior. Tem experiência profissional como sacerdote desde 1986, Assessor das Comunidades eclesiais de base (1987/1990) entre outras atividades. Tem regime de tempo parcial de 20 horas semanais. É coordenador do curso desde sua criação em 2014. O NDE é formado pelos docentes Ademir Nunes Farias, mestre; Antônio Aparecido, doutor; Antônio Carlos Frizzo, doutor; Ednei Evaldo Batista, mestre; e Rogério Felix Machado, mestre. Estão no NDE desde a criação do curso. O Tempo médio de permanência do corpo docente no curso é de 2 anos e meio.

 

SÍNTESE DA AÇÃO PRELIMINAR À AVALIAÇÃO

 

Síntese da ação preliminar à avaliação: Esta avaliação (código 125240; Processo: 201506981) referente ao reconhecimento do Curso de Bacharelado em Teologia, modalidade presencial, da FACULDADE CATÓLICA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – CATÓLICA-SJC, situada à Avenida São João, Nº: 2650 Cep: 12242000 São José dos Campos/SP, que é mantida pela ASSOCIACAO CULTURAL E EDUCACIONAL DA DIOCESE DE SAO JOSE DOS CAMPOS, foi realizada no período de 19 a 22 de março de 2017. O endereço indicado no Ofício de Designação não é diferente do constado na visita “in loco”. São membros da comissão os avaliadores Marconi Oliveira da Silva e Gabriele Greggersen (coordenadora). Os trabalhos de comissão tiveram início com a leitura prévia do PDI e PPC devidamente inseridos no sistema e-MEC. Após consulta prévia ao sistema e-MEC, os trabalhos “in loco” da comissão ocorreram no período de 19 a 22 de março de 2017. As informações apresentadas pela IES no sistema e-MEC foram confrontadas com os dados constantes em seu PDI, PPC e com as observações feitas na visita “in loco”. No primeiro dia foi realizada a reunião da comissão com os dirigentes da IES; visita às instalações físicas do local de funcionamento do curso, observando-se espaços físicos gerais (salas de aula, administrativas, da coordenação, secretaria, laboratório de informática e equipamentos, instalações sanitárias, áreas de convivência, biblioteca – instalações e acervo -, higiene, conservação, recursos audiovisuais e multimídia existentes); análise documental do PDI e PPC e Organização Didático-Pedagógica do Curso; análise documental do corpo social (coordenador, docentes) que atuam junto ao curso. Foi dado início ao preenchimento do instrumento de avaliação. Foi realizada a reunião com a CPA, NDE e corpo docente. No dia seguinte, houve finalização do preenchimento de formulários com encerramento dos trabalhos, quando foi realizada a reunião final com os dirigentes da IES. Quanto ao relatório do despacho saneador disponível no ambiente E-MEC, não houve diligências e o processo foi dado com satisfatório.

DOCENTES Nome do Docente Titulação Regime Trabalho Vínculo Empregatício Tempo de vínculo ininterrupto do docente com o curso (em meses) Ademir Nunes Farias Mestrado Horista CLT 3 Mês(es) Antonio Aparecido Alves Doutorado Parcial CLT 3 Mês(es) Antonio Carlos Frizzo Doutorado Horista CLT 3 Mês(es) Carlos Antonio da Silva Mestrado Horista CLT 3 Mês(es) Danielle Monteiro Corga Doutorado Horista CLT 1 Mês(es) Edinei Evaldo Batista Mestrado Horista CLT 3 Mês(es) Edvaldo Carneiro da Costa Mestrado Horista CLT 3 Mês(es) Luiz Gustavo Santos Teixeira Especialização Horista CLT 2 Mês(es) Marcelo Batalioto Doutorado Horista CLT 1 Mês(es) MARIA ANGELICA FRANCO MOREIRA Mestrado Horista CLT 3 Mês(es) Maria Inez de Lima Mörtl Mestrado Integral CLT 3 Mês(es) Mariano Weizenmann Doutorado Horista CLT 1 Mês(es) Maristela Tezza Mestrado Horista CLT 3 Mês(es) Rinaldo Roberto de Rezende Mestrado Horista CLT 3 Mês(es) ROGERIO AUGUSTO DAS NEVES Doutorado Horista CLT 3 Mês(es) Rogerio Felix Machado Mestrado Integral CLT 3 Mês(es) Silvia Helena Nogueira Doutorado Horista CLT 2 Mês(es) Wendel Ribeiro Mestrado Horista CLT 3 Mês(es).

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS DA COMISSÃO DE AVALIADORES

 

A comissão de Avaliação designada pelo MEC/INEP/DAES, constituída pelos professores Dr. Marconi Oliveira da Silva e Drª Gabriele Greggersen (coordenadora) realizou a visita in loco da Avaliação nº 125240, Processo nº 201506981, no período 19 a 22 de março de 2017, para fins de Reconhecimento do Curso de Teologia, modalidade presencial, da FACULDADE CATÓLICA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – CATÓLICA-SJC, situada à Avenida São João, Nº: 2650 Cep: 12242000 São José dos Campos/SP. A estrutura e organização do curso atendem às Diretrizes Curriculares Nacionais nos termos da Res. CNE/CP Nº 60/2014 e a Resolução CNE/CP 04 de 16 de setembro de 2016, bem como, ao Projeto de Desenvolvimento Institucional, Projeto Político Institucional e ao Projeto Pedagógico do curso. A Comissão tendo realizado as ações preliminares de avaliação, as considerações sobre cada uma das três dimensões avaliadas e sobre os requisitos legais, todas integrantes deste Relatório e, considerando também, os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, nas Diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação, considera que o Curso de Teologia da CATÓLICA-SJC atende aos requisitos básicos para reconhecimento do curso e atribui os seguintes conceitos para cada uma das Dimensões:

DIMENSÃO 1 (Organização didático-pedagógica) = 4.1

DIMENSÃO 2 (Corpo docente e tutorial) = 4.0

DIMENSÃO 3 (Infraestrutura) = 3.8

 

Portanto, a IES obteve conceito final muito bom.

CONCEITO FINAL 4

 

Fonte: http://emec.mec.gov.br/modulos/visao_comum/php/avaliacao/comum_avaliacao_relatorio.php?76 91a18fdd17da21de5250195bc6766e=MTI1MjQw&40bd11be25b1c3fee7b7e5f177762079

 

*O Relatório encontra-se à disposição na Biblioteca Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, na Faculdade Católica de São José dos Campos.